Coletivo de grupos e criadores independentes das artes cênicas em Recife, Pernambuco. Nasceu da necessidade de diálogo entre os artistas sobre as linguagens cênicas, buscando a manutenção dos trabalhos de pesquisa e investigação teatral.

Em encontros semanais são realizadas vivências práticas e teóricas sobre a reflexão e o questionamento do fazer teatral contemporâneo em seus aspectos poéticos, estéticos e políticos.

Traga sua experiência também!

Encontros semanais

TODAS AS TERÇAS, ÀS 19H!
No Espaço Compassos
Rua da Moeda, 93, 1º andar, Bairro do Recife. (Entrada pela Rua Mariz de Barros – casa rosa com janelas amarelas)

Como participar:

1º passo: Procure um dos membros das Comissões através do email: colaborativopermanencia@gmail.com;

2º passo: Apareça para conhecer as atividades do coletivo, nos encontros semanais das terças-feiras.

19 de jan. de 2009

Colaborativo em 2009.

Amigos Colaborativos e parceiros!
O ano está começando, e nós já estamos trabalhando!

Em parceria com o XV Janeiro de Grandes Espetáculos, estamos realizando um evento de troca e espaço para reflexão, com oficina, seminário e lançamento de livro sobre a Cena Latino-americana.
Segue abaixo um release com a programação. Convidamos todos!

Comunicamos também, que neste final de semana passado, dias 16, 17 e 18 de janeiro nos reunimos na sede do Labô Espetáculo e preparamos o planejamento/calendário das ações do Colaborativo Permanência no ano de 2009. Breve convocaremos todos, para apresentarmos e voltarmos aos encontros semanais.

Por enquanto, esperamos todos na programação abaixo.
Abração.

Kleber Lourenço.
Vísivel Núcleo de Criação

XV Janeiro de Grandes Espetáculos e Colaborativo Permanência promovem seminário sobre a cena latino-americana nesta terça e quarta, com entrada franca


Nesta terça-feira, dentro da programação do XV Janeiro de Grandes Espetáculos, evento promovido pela Apacepe (Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco) desde o dia 14 e até o final do mês, acontecerá a abertura do Seminário Trânsito na Cena Contemporânea Latino-Americana, iniciativa realizada em parceria com o Colaborativo Permanência, das 14 às 18h, na Livraria Cultura (Bairro do Recife), com entrada franca. Serão oferecidas as seguintes palestras: A Poética do Oculto - O Teatro Cubano Como Forma de Expressão de uma Ilha Cercada Pela Utopia e a Censura, com o cubano Luis Alberto Alonso, e Pulsões Cênicas do Teatro Chileno Contemporâneo, com o chileno Héctor Briones, ambos residentes no Brasil (Salvador, Bahia), seguidas de debate com o público ao final.

A partir das 18h, acontecerá o lançamento do livro Trânsitos na Cena Latino-Americana Contemporânea, com organização de Héctor Briones e Cacilda Povoas, obra editada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), trazendo oito artigos de caráter acadêmico sobre o fazer teatral nos países latino-americanos (Venezuela, Argentina, Chile, Costa Rica, Equador, Peru, Cuba e Brasil), quase sempre em meio à intensa instabilidade política e econômica. A pesquisadora, Doutora e Mestre em Teatro pela Uni-Rio e professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pela UFBA, Angela Reis, por exemplo, faz uma breve consideração sobre o teatro de grupo no nosso país; já o peruano Manuel Guerrero, ator pela Escuela de Teatro de la Pontificia Universidad Católica del Perú, bacharel em Artes Cênicas e Direção Teatral pela Uni-Rio e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, apresenta um apanhado das transformaçõ es que marcam a "noção de grupo no interior dos coletivos teatrais peruanos nas últimas décadas, decorrente da situação sócio-política ocasionada pela única experiência de ditadura militar latino-americana com tendência de esquerda" (1968-1975), um quadro que se altera na medida em que muda o sistema político do país.

O livro apresenta um panorama das idéias e ações que marcam a cena teatral desses oito países, partindo, em sua maioria, das décadas de 1960 e 1970, mas avançando até os anos iniciais do século XXI. Nos seus contextos, diferenças e subjetividades construtoras, fica claro para os autores que, para essa produção teatral na América Latina, é fundamental a busca por um teatro local e a presença de um diálogo entre propostas estéticas, proporcionadas pelos deslocamentos das idéias e dos sujeitos nas rotas mundializadas. Na quarta-feira, dia 21, no mesmo local e horário, o seminário encerra com a palestra Panorama da Cena Contemporânea Latino-Americana, com os mesmos Luís Alberto Alonso e Héctor Briones, seguido de debate com o público ao final.

O cubano Luis Alberto Alonso é diplomado pela Escola Nacional de Artes em Direção Teatral e pelo Instituto Superior de Arte em Interpretação, ambos em Havana, Cuba. Integrante do Grupo Internacional Ponte dos Ventos, com residência na Dinamarca e sob a direção de Iben Nagel Ramussen, atriz fundadora do Odin Teatret; ele também é diretor do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia, do Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste (Nortea) e do Oco Teatro Laboratório. Em sua palestra, ele pretende abordar qual é a força que a Utopia, como eixo central do pensamento de uma Nação, tem sobre a formação teatral cubana e qual é o legado que a censura e a repressão têm deixado sobre esta formação? Luis Alberto Alonso fará a sua explanação a partir da exposição do percurso do teatro cubano desde o triunfo da Revolução (1959) até nossos dias.

O chileno Héctor Briones é ator formado pela Pontificia Universidad Católica de Chile, tendo recebido Matrícula de Honra por excelência do nível acadêmico em 1997; Mestre em Artes Cênicas pela UFBA e Doutorando em Artes Cênicas no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA. Com experiência na área de interpretação teatral e produção cultural, é coordenador da Companhia Teatro dos Novos, grupo residente do Teatro Vila Velha em Salvador e pesquisador teatral com ênfase em história do teatro e teorias da cena (teatro ocidental do século XX e teatro latino-americano contemporâneo).

8 de jan. de 2009

Ponte de Ferro - Boavista - 17381

Olá Pessoas!!!
Mais experimentos em áudio visual.
Na seqüência abaixo, mais três vídeos que a pouco foram parar na "baixa resolução Youtube de ser", realizados na oficina de vídeodança que participei em novembro do ano passado.

A oficina "Se não...dança" aconteceu no CEFAV - Recife, facilitada por Irma Brown e Aracely Firmino.

Um dos vídeos fui incumbido de dirigir (Ponte de Ferro), outro participei da captação de imagens (Boavista) e o (17381) vi acontecer e adorei o resultado.

É só conferir:

Ponte de Ferro



Boavista



17381