Coletivo de grupos e criadores independentes das artes cênicas em Recife, Pernambuco. Nasceu da necessidade de diálogo entre os artistas sobre as linguagens cênicas, buscando a manutenção dos trabalhos de pesquisa e investigação teatral.

Em encontros semanais são realizadas vivências práticas e teóricas sobre a reflexão e o questionamento do fazer teatral contemporâneo em seus aspectos poéticos, estéticos e políticos.

Traga sua experiência também!

Encontros semanais

TODAS AS TERÇAS, ÀS 19H!
No Espaço Compassos
Rua da Moeda, 93, 1º andar, Bairro do Recife. (Entrada pela Rua Mariz de Barros – casa rosa com janelas amarelas)

Como participar:

1º passo: Procure um dos membros das Comissões através do email: colaborativopermanencia@gmail.com;

2º passo: Apareça para conhecer as atividades do coletivo, nos encontros semanais das terças-feiras.

26 de jul. de 2009

PIA PRAÍ!

Olá Pessoas!!
Olha eu por aqui com mais um experimento.Esse especialmente realizado para o “O que é a música”, segunda etapa do programa Chamada Criativa da Eletrocooperativa (http://eletrocooperativa.org.br/)
www.constelacaozen.blogspot.com

E salve a música!
Muita paz
Orlando Nascimento

21 de jul. de 2009

Visível Núcleo de Criação no FIG 2009


Notícias

20.07.2009 - 23h06

Negro de Estimação é calorosamente aplaudido no FIG

Natália Dantas

A platéia estava cheia quando o ator e bailarino Kléber Lourenço adentrou o tablado para apresentar o espetáculo Negro de Estimação, nesta segunda-feira, no Parque Euclides Dourado, dentro da programação de dança do local.

O ousado trabalho solo do artista, baseado no texto do escritor Marcelino Freire, trata da questão do negro na sociedade, e, literalmente, se despe de qualquer lugar-comum no que diz respeito às discussões sobre preconceito racial. “O meu trabalho é para todos os públicos e tem a intenção de criar um incomodo que gere pensamento e reflexão. Meu público tem que sair daqui pensando sobre o que viu”, explica Lourenço.

A atração, calorosamente aplaudida, une teatro e dança e é apresentada pelo ator caruaruense desde 2007. De lá para cá, já passou por cerca de 12 cidades brasileiras até chegar em Garanhuns. Foi nesse ano, também, que o ator fez seu primeiro solo na cidade, com o espetáculo Fluxo Livre. “Eu sou praticamente cria do FIG, já vim várias vezes e acho bastante importante o espaço dado a esse tipo de trabalho que foge do formato clássico de um espetáculo de dança”, afirma.

Em setembro, Negro de Estimação aporta nos palcos do Recife para uma temporada de 20 apresentações em 20 bairros da cidade. A intenção do ator é gerar, mais uma vez, as reflexões e reações mais variadas.

19 de jul. de 2009

Espetáculo: NEGRO DE ESTIMAÇÃO NO FIG

CONVOCATÓRIA PARA PRODUÇÃO CULTURAL

O Visível Núcleo de Criação lança convocatória de seleção para interessados (as) em trabalhar com gestão e produção cultural. O Visível é formado por artistas-criadores com áreas de atuação na linguagem do teatro, dança, cinema, literatura e arte-educação e empreende ações voltadas para pesquisa artística, formação cultural e sustentabilidade.

Busca nesta convocatória selecionar candidato (a) com perfil de administrador para trabalhar como produtor e gestor cultural do grupo. Esta iniciativa parte do interesse em investir em profissionais que estejam interessados na produção de conhecimento e realização artística e tem como objetivo a formação coletiva e presencial de Gestor Cultural do Núcleo.

Será oferecida bolsa mensal como recurso financeiro do trabalho, com 12 horas de carga horária semanal, distribuídas em 3 dias por semanda, durante um turno cada dia.

Os interessados devem preencher o formulário abaixo, anexar currículo e enviar para o e-mail: visivelnc@gmail.com até o dia 29 de julho de 2009. Todos os candidatos receberão o resultado desta primeira etapa por e-mail e/ou telefone no dia 31 de julho e os selecionados participarão de entrevista a ser marcada.

FORMULÁRIO

Nome:

E-mail:

Telefones:

O que lhe atrai nesta convocatória:

Enviar currículo.


Visível Núcleo de Criação

http://www.paramoveromundo.blogspot.com/

+55(81)8838-9699 / +55(81)3221-3359

4 de jul. de 2009

Conexões Criativas

O Colaborativo participou estes dias do evento Conexões Criativas. Encontro bom com coletivos de dança de regiões do país, BA, PE, PI, PR, SP. Muitas discussões, espetáculos e prazer. O evento foi promovido pelo Coletivo Lugar Comum daqui da cidade. Acompanhe pelo blog: www.coletivolugarcomum.blogspot.com


Recife será ponto de encontro entre artistas da dança do Brasil do dia 30 de junho a 4 de julho. A cidade vai sediar o evento Conexões Criativas, que reunirá integrantes de seis coletivos de dança brasileiros, originários de cinco estados (São Paulo, Bahia, Pernambuco, Curitiba e Piauí) para uma semana de debates, trocas de experiências e apresentações artísticas. O evento recebeu o incentivo do Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco (Funcultura) e conta com apoio do Sesc Santa Rita, Fundação Joaquim Nabuco, Prefeitura do Recife e Associação Reviva.
A proposta é uma iniciativa do Coletivo Lugar Comum (PE) que atua desde agosto de 2007, reunindo artistas da dança do Recife. Inquietos com as dificuldades da produção em dança e suas necessidades artísticas, de criação, aperfeiçoamento, troca com a sociedade, o grupo resolveu criar o Coletivo Lugar Comum. Juntos esses artistas se revezam, dando aulas uns para os outros, colaborando nos espetáculos, na produção de projetos, na discussão de textos. A idéia de promover o Conexões Criativas (título inspirado no vídeo da Sua Cia de Dança) surgiu de uma necessidade de ampliar a discussão sobre essa nova forma de organização em artes cênicas, que resultam em coletivos ou grupos não-convencionais.
Esses coletivos têm como premissa fomentar novas estratégias de criação em grupo, agregando artistas com um perfil mais independente, e experimentando diferentes métodos na elaboração de espetáculos. Atuando de forma distinta dos tradicionais grupos de artes cênicas, que em geral possuem um elenco fixo, com funções definidas e um diretor-dono, os coletivos buscam eliminar a hierarquia entre criador e intérprete e promover um espaço de atuação mais dinâmico e flexível para os seus componentes. O número de pessoas atuantes no elenco, e as atividades desenvolvidas por cada integrante, mudam de acordo com a necessidade do espetáculo. Essa forma de atuar tem influenciado os resultados artísticos gerados, a partir de novos processos criativos propostos.
O projeto Conexões Criativas é uma iniciativa inédita no Nordeste por propor um encontro entre artistas brasileiros que integram coletivos de criação na área da dança. O evento terá duração de cinco dias, onde artistas de diferentes estados do Brasil vão debater e refletir sobre novas formas de organização no campo das artes cênicas e sua influência para os processos criativos e seus resultados artísticos. Um lugar de discussão sobre um novo fenômeno na área das artes cênicas, em que artistas buscam diferentes maneiras de trabalhar em conjunto.
Para este encontro foram convidados os coletivos e grupos não-convenciocais: Coletivo Couve-flor (Curitiba), Dimenti (Salvador), Núcleo do Dirceu (Teresina), Sua Cia de Dança (Salvador) e República Cênica (Campinas-SP). A programação contará com discussões das 9h as 12h, no Sesc Santa Rita e com apresentações de espetáculos a partir das 20h, no teatro Hermilo Borba Filho. O acesso às discussões é aberta ao público e gratuita e os espetáculos terão preços populares de R$5,00.
O grande diferencial do Conexões Criativas para outras mostras é que este garante a estadia de todos os artistas durante todo o evento, dando portanto ênfase ao debate e troca de experiências. Esse formato contribui ainda para a formação de público, disseminando para outros segmentos da sociedade as premissas e conceitos por trás da criação artística. Ao permitir o acesso às discussões em torno dos processos de elaboração de um espetáculo, o projeto atua também de forma didática para promover a disseminação do pensamento da arte contemporânea, abrindo um outro espaço de diálogo entre o público e o artista. A possibilidade de refletir sobre o discurso da obra e a sua própria realização, direciona o espectador para um novo patamar de apreciação estética, contribuindo para o desenvolvimento de um olhar crítico. Uma iniciativa que contribui para construção de um pensamento crítico sobre a arte contemporânea brasileira, ao mesmo tempo em que fortalece a produção do setor e as tendências dos novos criadores do Estado.
Programação Conexões Criativas
Terça 30/06 – 20h
Apresentações Artísticas - Teatro Hermilo Borba Filho
Leve (Coletivo Lugar Comum – PE)
Pequena Subversão (Coletivo Lugar Comum – PE)
Mórbido (Sua Cia – BA)
Quarta 01/07 – 20h
Apresentações Artísticas - Teatro Hermilo Borba Filho
Quase Nu (Couve Flor – PR)
Guarda-sonhos (Coletivo Lugar Comum – PE)
Quinta 02/07 – 20h
Apresentações Artísticas - Teatro Hermilo Borba Filho
Tombé (Dimente –BA)
Mefisto Brasileiro (Núcleo do Dirceu – PI)
Sexta 03/07 – 12h30
Apresentação Artística – Sesc Santa Rita
Ambulante (República Cênica – SP)
Sexta 03/07 – 20h
Mostra de Videodança – Sala João Cardoso Ayres – Fundaj - Derby
Súbito (Coletivo Lugar Comum / Cia Etc - PE)
Butterfly (República Cênica – SP)
Debates
Dias: 1, 2, 3 e 4 de julho (quarta, quinta, sexta e sábado)
Hora: 9h as 12h
Local: Sesc Santa Rita