Coletivo de grupos e criadores independentes das artes cênicas em Recife, Pernambuco. Nasceu da necessidade de diálogo entre os artistas sobre as linguagens cênicas, buscando a manutenção dos trabalhos de pesquisa e investigação teatral.

Em encontros semanais são realizadas vivências práticas e teóricas sobre a reflexão e o questionamento do fazer teatral contemporâneo em seus aspectos poéticos, estéticos e políticos.

Traga sua experiência também!

Encontros semanais

TODAS AS TERÇAS, ÀS 19H!
No Espaço Compassos
Rua da Moeda, 93, 1º andar, Bairro do Recife. (Entrada pela Rua Mariz de Barros – casa rosa com janelas amarelas)

Como participar:

1º passo: Procure um dos membros das Comissões através do email: colaborativopermanencia@gmail.com;

2º passo: Apareça para conhecer as atividades do coletivo, nos encontros semanais das terças-feiras.

11 de set. de 2008

Caminhos autorais para a construção da presença cênica

Considerações sobre a vivência proposta pelo Núcleo Viventes em maio de 2008:
 
O foco de nossa vivência foi a proposição de possíveis caminhos para a construção de um corpo expressivo e de uma maneira presente de estar em cena. Acreditamos em caminhos concretos tanto para a construção da presença cênica, quanto para a manutenção da organicidade, do frescor e da vida interior no corpo-artista em cena. A atividade foi dividida em três encontros práticos e um quarto reservado para a discussão da prática vivenciada. Nesses encontros foi possível aplicar de modo sucinto algumas de nossas propostas atuais.
A investigação do Núcleo Viventes se baseia principalmente na criação de caminhos para a construção de um corpo expressivo. Através de exercícios psicofísicos, buscamos uma dilatação corporal, um despertar das nossas energias potenciais adormecidas. Partindo de estímulos imagéticos, musicais, táteis e verbais, procuramos romper com a comunicação cotidiana, possibilitando que nosso corpo (psíquico e físico) vivencie estados distintos dos que são necessários para realizar as tarefas cotidianas.
Nossa formação artística é influenciada pela intensa experiência que tivemos com a metodologia do Lume (núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp), desta forma, buscamos uma dramaturgia que vem do corpo, de seus cantos, recantos e encantos. Através da exploração minuciosa da musculatura, descobrimos melodias, cores, poéticas que emanam desse nosso corpo de cada dia - o corpo cotidiano. Quando estimulado e trabalhado num contexto extra-cotidiano, descobrimos novas formas de desenhar esse corpo no espaço e no tempo.
Acreditamos em caminhos autorais de criação, deste modo, tentamos colocar os participantes em contato com modos de construção de um fazer pessoal. Nossa proposta passa sobretudo pela construção de um sentido pessoal de cada um para com sua prática. Essa proposta de trabalho se trata de um exercício de re-conexão, uma busca por memórias musculares afetivas, um vasculhar interno e pessoal.


Lineu Guaraldo e Tainá Barreto

Núcleo Viventes de pesquisas e criação

Um comentário:

Luiz Felipe Botelho disse...

É isso aí, Colaborativos!
O segredo da Permanência é permanecer em movimento!!!
Parabéns por mais um belo avanço!