Coletivo de grupos e criadores independentes das artes cênicas em Recife, Pernambuco. Nasceu da necessidade de diálogo entre os artistas sobre as linguagens cênicas, buscando a manutenção dos trabalhos de pesquisa e investigação teatral.

Em encontros semanais são realizadas vivências práticas e teóricas sobre a reflexão e o questionamento do fazer teatral contemporâneo em seus aspectos poéticos, estéticos e políticos.

Traga sua experiência também!

Encontros semanais

TODAS AS TERÇAS, ÀS 19H!
No Espaço Compassos
Rua da Moeda, 93, 1º andar, Bairro do Recife. (Entrada pela Rua Mariz de Barros – casa rosa com janelas amarelas)

Como participar:

1º passo: Procure um dos membros das Comissões através do email: colaborativopermanencia@gmail.com;

2º passo: Apareça para conhecer as atividades do coletivo, nos encontros semanais das terças-feiras.

10 de mar. de 2009

Matéria sobre nós no DP

Diário de Pernambuco, 10 de março de 2009

Artes Cênicas // Colaborativo em novo endereço



Depois de quase um ano de reuniões no extinto CPT Recife (Centro de Pesquisa Teatral do Recife), o Colaborativo Permanência se muda para o Espaço Compassos, na Rua da Moeda. Acaba de divulgar seu calendário de atividades para 2009, em encontro na Livraria Cultura.

Grupo quer ministrar cursos e promover seminário e performances neste ano. Foto: Virginia Brasil/Divulgação
Os planos deste coletivo de grupos e artistas independentes das artes cênicas são muitos para este ano e incluem a realização de cursos, seminário e uma mostra de performances, além da produção de artigos, divulgação do trabalho dos envolvidos e de pesquisas de dramaturgia, perseguindo a continuidade, uma característica rara no cenário artístico recifense. "A nossa base é a troca de experiências e a pesquisa. É "catucar" a qualidade dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na cidade, respeitando e conhecendo a produção do outro", afirma Kleber Lourenço, explicando que o Colaborativo não é uma entidade de classe (já existem pelo menos oito na cidade).

Mas tantos desejos só serão concretizados da melhor forma possível se eles mantiverem a organização e conseguirem maior adesão dos próprios artistas participantes (são nove grupos e quatro artistas independentes, cuja proposta pode ser conhecida no blog www.colaborativopermanencia.blogspot.com). Trinta pessoas compareceram ao encontro na Cultura, mas o número seria bem maior se todos os grupos estivessem presentes.

Para facilitar a realização do trabalho ao longo do ano, os integrantes do Colaborativo foram divididos em comissões (de gestão, de comunicação e de formação), com objetivos distintos, embora interligados. "Nossas reuniões semanais, todas as terças-feiras, às 19h, não são fechadas, outros grupos podem participar, fazer parte das decisões", pontua Kleber, que está à frente de uma das comissões, assim como Eli Maria, Carlos Ferrera e Arthur Canavarro. "Queremos dar visibilidade a novos artistas, fazendo com que a região os conheça. E estamos empenhados em fomentar a formação de uma plateia leitora e consumidora de teatro, fazendo um marketing mais forte, para que ele seja recriado como lazer",destaca Eli Maria.

O Colaborativo Permanência já participou de eventos como o Festival Recife do Teatro Nacional e o Janeiro de Grandes Espetáculos, além do Seminário Latino-Americano e do Próximo Ato (em São Paulo e no Recife). As próximas oficinas práticas - de teatro fisicalizado em interseção com a dança e de danças circulares - serão ministradas por Kleber Lourenço e Jorge de Paula, respectivamente. Em abril, o Colaborativo comemora um ano com um seminário sobre a estrutura do fazer teatral, discutindo pontos como a necessidade de espaços para os grupos atuarem; a leitura interdisciplinar e o diálogo com o público. E ainda com o lançamento de um vídeo institucional, com trechos das peças. "No Recife existem, sim, grupos que estão criando e fazendo teatro com continuidade. Não adianta querer destituir a nossa história", defende Carlos Ferrera, que na comissão de formação quer introduzir videoconferências em seminários, aproveitando brechas para que o Colaborativo conquiste espaços. (Tatiana Meira)

Nenhum comentário: